Profiteroles

Ingredientes para a massa:
250 ml de água

100 gr de manteiga sem sal
1 gr de sal
1 1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
6 unidade(s) de ovo
quanto baste de sorvete de creme
   
Ingredientes para a calda:
200 gr de chocolate meio amargo picado(s)

1 lata(s) de creme de leite sem soro

Modo de preparo da massa:
Preaqueça o forno a 200ºC, e prepare uma assadeira grande, untando e cobrindo com papel manteiga. Em uma panela média ferva a água, a manteiga e o sal. Adicione a farinha de trigo toda de uma vez e cozinhe, mexendo sem parar, por 3 a 4 minutos, até a massa se desgrudar do fundo da panela (semelhante à massa de coxinha). Deixe amornar.


Passe a massa para a tigela de uma batedeira (para essa massa, você vai precisar utilizar o garfo para massas médias a pesadas). Bata em velocidade baixa, acrescentando os ovos, um a um, aos poucos, até formar uma massa mole, lisa e brilhante.

Passe a massa para um saco de confeitar com bico liso de uns 2,5 ou 3 cm de diâmetro e faça pequenas bolinhas (se não tiver o saco de confeitar, você pode moldar os doces com colheradas). Leve ao forno a 200ºC por 10 minutos, abaixe o forno para 160ºC e asse por mais uns 40 minutos, até a massa dourar.

Retire do forno, deixe esfriar por uns 5 minutos e passe os doces para uma grade, para terminarem de esfriar (dessa forma, a massa não fica úmida na base, o que comprometeria sua textura). Depois de frios, abra os doces na metade e recheie com o sorvete de creme. 

Modo de preparo da calda:
Derreta o chocolate em banho-maria em seguida adicione o creme de leite. Mantenha essa calda aquecida.

Despeje a calda quente de chocolate por cima do profiteroles e sirva imediatamente.